Marta, a maior jogadora da história do futebol feminino

Marta, a maior jogadora da história do futebol feminino

“Marta, Marta, Marta, Marta, é a Rainha, do Futebol, 6 vezes a Maior”. É assim que o Movimento Verde Amarelo, uma das torcidas organizadas do Brasil, canta para a maior jogador de futebol de todos os tempos. Aos 37 anos, hoje ela é uma mulher independente financeiramente e conhecida em todo o mundo. Mas o começo de sua vida não foi nada fácil…. Bora conhecer a história dela! 

Como foi a infância da Marta: Humilde e a ausência do pai

Marta Vieira da Silva nasceu em dois Riachos, interior do estado de Alagoas, no dia 19 de Fevereiro de 1986 (37 anos de idade completados em 2023). O pai de Marta abandonou a família quando ela tinha apenas um ano. A melhor jogadora da história do futebol foi criada pela mãe Tereza da Silva e tem três irmãos (Ângela, José e Valdir). 

Qual foi o primeiro clube da Marta? Trajetória até o profissional 

Somado a seus primeiros passos no futebol, Marta trabalhava na “carroçagem” (atividade que se refere ao ato de empurrar um carrinho de mão com produtos) em uma feira da região. Além disso, a Rainha também vendia roupas, sacolés e lavava pratos na casa das famílias de amigas.

Em Santana do Ipanema/AL, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), ela foi aceita pelo técnico Luiz Euclides, o Tota, e passou a jogar com meninos a Copa Infantil de Futsal devido a sua habilidade, porém os meninos ameaçavam machucá-la e, então, a decisão administrativa a afastou dos jogos e criou a Copa AABB de Futsal Masculina, impedindo a participação de mulheres. Mas quem disse que ela desistiu do sonho de ser jogadora de futebol?

O técnico Tota, ciente da qualidade da Marta, conseguiu agendar testes para ela no Vasco e depois no Fluminense. Ela viajou, sozinha para o Rio de Janeiro, com apenas 14 anos de idade. E nem deu tempo de fazer o teste no Flu, já ela brilhou na peneira do Vascão e foi contratada. Por lá ficou por três anos e chegou a ser emprestada rapidamente ao Santa Cruz, de Minas Gerais, antes de ser negociada pelo Vasco ao futebol europeu. 

Marta jogou no exterior: Consagração no futebol europeu e na liga dos EUA

O primeiro time da Marta fora do Brasil foi o “Umeå IK”, da Suécia. Ficou por lá durante cinco temporadas (2004-2009). Em, 2006, a Rainha conseguiu seu primeiro prêmio de melhor jogadora do mundo. 

Depois disso, em 2009, ela partiu para o futebol dos Estados Unidos, nos Los Angeles Sol (equipe foi vice-campeã e ela, a artilheira do campeonato). Emprestada ao Santos por três meses, a Rainha foi campeã da Libertadores e da Copa do Brasil, retornando na sequência ao futebol dos EUA. No FC Gold Pride, em 2010, a camisa 10 foi artilheira da Liga Nacional e campeã, em 2010, retornando a Los Angeles. Disponível para o draft, a craque atuou pelo FC Gold Pride e foi, em 2010, artilheira da Liga Nacional pela segunda vez, levando a equipe ao título. No ano seguinte,  reforçou o Western New York Flash e garantiu outro caneco da Liga.

De volta à Suécia, em 2012, Marta jogou no Tyreso FF e foi campeã nacional e vice-campeã europeia entre 2013-2014. No FC Rosengård após a falência do clube anterior, ela foi bicampeã da Liga da Suécia, em 2014 e 2015. No Orlando Pride, dos EUA, desde 2017, ainda não conquistou títulos.

Quantos títulos tem a Marta pela Seleção Brasileira?

Pela Seleção Brasileira, Marta, a Rainha do Futebol, conquistou os Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007, além de ter ajudado o Brasil a conquistar a prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008. Em 2007, o time brasileiro foi vice-campeão mundial (Marta disputou incríveis 5 Mundiais –  2003, 2007, 2011, 2015 e 2019) e se prepara parao sexto em 2023.. Além disso, ela foi eleita 6 vezes a melhor jogadora do mundo, um recorde entre as mulheres (2006,2007,2008, 2009, 2010 e 2018).  Com 16 gols, Marta foi quem mais marcou gols em Copas (entre homens e mulheres) e, com 117 gols, ela é quem mais fez gols na história da Seleção Brasileira, deixando pra trás Pelé, Neymar e outros craques. 

Qual é o salário da Marta?

Agora algumas curiosidades dela fora de campo. Muita gente se pergunta qual é o salário anual da Rainha no Orlando Pride. Saiba que Marta recebe 340 mil euros, o que equivale a R$1.495.000,00 por temporada ou R$ 124.583 mil por mês. 

Marta é casada, tem filhos? 

Agora outro papo fora de campo que interessa muita gente… Marta, de 37 anos, não tem filhos e também não é casada. Em 2022, a craque brasileira terminou o noivado com a norte-americana Toni Deion, com quem se relacionava desde 2019. Recentemente, ela engatou o namoro com a americana Carrie Lawrence, de 24 anos, que também é sua companheira de time no Orlando Pride, dos Estados Unidos. 

Papo reto

Curtiu conhecer um pouco mais da história de vida da nossa Rainha Marta? Compartilhe com as amigas e siga o “FuteDelas”! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*